terça-feira, 22 de maio de 2012



Amor e outras drogas

            Dirigido por Edward Zwick a partir de um roteiro coescrito por ele e baseado no livro de memórias de um dos maiores vendedores de Viagra do mundo, o longa é uma festa para médicos e pacientes que gostam de ouvir algum astro de cinema pronunciar o nome de seus remédios favoritos.
            Enquanto trabalha como representante comercial da Pfizer, ele coleciona conquistas e inimigos (médicos e concorrentes), até conhecer Maggie (Anne), jovem artista que sofre de Parkinson precoce.
            O filme se passa em 1996, quando a Internet ainda não era tão popular e o Viagra surgia para causar uma espécie de segunda revolução sexual. Jamie torna-se o maior vendedor do produto, o que lhe garante status e situação financeira.




Questões

·        Quais os princípios da teoria clássica efetivamente utilizados na empresa?
A teoria Clássica dá ênfase à estrutura organizacional, sendo assim, um dos princípios básicos utilizados em qualquer empresa é a Divisão do trabalho que promove o aumento produtividade da empresa e a eficiência de seus funcionários. Com a divisão de função pode-se traçar metas e objetivos para cada hierarquia.
Outro princípio utilizado é a Iniciativa, que é bem visto nas grandes empresas que seria a capacidade de traçar metas e cumpri-las dentro do prazo determinado.

·        Qual a relação entre empresa-funcionário e a motivação dos da Escola Humanas?
A relação deve ser a mais estreita possível, pois sem a mão de obra especializada a empresa não conseguirá ser produtiva. O funcionário precisa sentir-se desafiado, buscar objetivos agressivos e ter muita iniciativa e a empresa, por sua vez, saber reconhecer um bom funcionário. A motivação está ligada diretamente ao reconhecimento, que pode ser feito de várias formas como: promoção de cargo, aumento de salário, feedback e job rotation.

·    Como vocês identificam o tipo de abordagem da empresa: teoria burocrática ou teoria estruturalista? Explicar os aspectos identificados que poderiam ser características da abordagem.
Abordagem estruturalista já que as organizações sociais são conseqüências da necessidade que as pessoas têm de relacionar-se e juntar-se com outras a fim de poder realizar seus objetivos.

·        Explique a relação entre a tecnologia específica e a estrutura organizacional.
Para que os processos sejam finalizados  e controlados com sucesso, é importante que a empresa tenha sistemas robustos. A tecnologia caminha paralelamente ao crescimento de uma empresa. Para comprar, vender, controlar, mensurar, analisar, contabilizar e reportar é necessário uma tecnologia especifica para cada tipo de operação.


Processo produtivo

            No Brasil desde 1952, a Pfizer tem sua unidade fabril localizada no município de Guarulhos. Os processos de fabricação contam todas as certificações internacionais necessárias para comercialização no país, bem como para atender a exportação para mais de 60 países. A planta é considerada centro de excelência mundial da Pfizer para a fabricação de medicamentos injetáveis. Sua capacidade produtiva é de 172 milhões unidades por ano.

Tomada de Decisões

            A capacidade de tomar decisões firmes, claras e no tempo certo é uma importante característica de liderança da Pfizer. O tipo de decisão, porém, varia conforme as circunstâncias. Por isso, é preciso sempre fazer uma análise da situação e de possíveis implicações. A Pfizer observa os fatores externos que podem influir em sua decisão e tenta medir a probabilidade e as razões de um eventual fracasso. Por ser uma empresa multinacional de grande porte, a Pfizer possui um processo de decisão descentralizado, com atividades especificas para cada setor da empresa. Não há uma concentração de poder decisório somente na alta administração da empresa, fazendo com que a tomada de decisões seja distribuída por seus diversos níveis hierárquicos. 


Supply Chain 

            A área de Supply Chain é responsável por elaborar estratégias de curto e longo prazo em alinhamento com a planta local e com os objetivos regionais da organização, estando sempre atentos à missão da Pfizer e à busca de melhoria contínua e qualidade nos processos, sem se esquecer dos valores humanos visando a preservação da propriedade intelectual.
            A divisão de Supply Chain (Cadeia de Fornecimento) compreende as áreas de Logística (Distribuição e Armazenagem), Planejamento e Controle da Produção, Importação e Exportação e Customer Service, que juntos têm a missão de garantir o atendimento da demanda dos nossos clientes através da entrega do produto correto, no local certo e dentro do prazo estabelecido. A área mantém também relações comerciais com as Américas Latina e do Norte, e Europa para importação de insumos, matérias primas, granéis e equipamentos e exportação de produto acabado, atendendo também a demanda da área de pesquisa clínica.          Dentro da área de Customer Service a principal função é dar suporte ao lançamento de novos produtos e também suporte ao gerenciamento de projetos relacionados a transferências de locais de fabricação e/ou embalagem aprovados pela corporação.

      
 Relacionamento com os stakeholder

            De um modo geral o relacionamento da Pfizer com seus acionistas, funcionários, Governo, sindicato e concorrentes é muito bom. A Pfizer é uma empresa cuja missão é utilizar a ciência e os recursos globais para melhorar a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida, e para isso ela baseia-se em vários valores.

     
   Benefícios concedidos pela empresa

            A flexibilidade dos benefícios oferecidos pela Pfizer, permite que seus profissionais identifiquem e atinjam objetivos físicos e financeiros, criando um ciclo contínuo de bem estar.         
            São inúmeros programas oferecidos aos funcionários: VR Refeição, VR Alimentação, Previdência Privada, Seguro de Vida, Auxílio Creche, Auxilio Babá, Fitness Dumas, Pfizer Clube, Reembolso Academia para Força de Vendas, Empréstimo Emergencial, Assistência Médica, Assistência Odontológica e muito mais.

Objetivos Organizacionais

            A Pfizer é uma empresa comprometida com a criação de um ambiente onde os nossos profissionais possam ter sucesso ao contribuírem para a melhoria da saúde do mundo. A empresa é constituída por cientistas, gestores e trabalhadores de uma fábrica. São executivos seniores e recém-formados, que mesmo tendo diferentes formações, todos compartilham um objetivo comum, tornar o mundo um lugar mais saudável. Como continuam desenvolvendo produtos para a área de saúde e expandindo a empresa mundialmente, estão sempre, de forma consistente, buscando novos talentos.




Missão, Visão e Valores

           Missão: Sermos a companhia mais apreciada por: pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros de negócios e comunidades onde trabalhamos e vivemos. A missão da Pfizer é descobrir, desenvolver e inovar através de seus produtos, na luta por uma vida mais longa, mais saudável e mais produtiva.
            Visão: Trabalharmos juntos para um mundo mais saudável.
      Valores: Os nossos valores são uma afirmação das nossas crenças fundamentais e as características delineadoras de uma cultura que gera concretizações. Identificamos nove valores que personificam quem são – quem sempre foram – e o que representam. Estes valores refletem o caráter duradouro da Pfizer e das suas pessoas, são eles: foco no cliente, apoio à comunidade, respeito pelas pessoas, desempenho, colaboração, liderança, integridade, qualidade e inovação.


   
          Organograma

            Na área de planejamento Financeiro Consumer o organograma é formado por um Gerente de Planejamento Financeiro, abaixo deste, temos uma analista de planejamento financeiro pleno e um coordenador de planejamento financeiro e abaixo do coordenador temos uma estagiária.
                  As atividades são divididas em duas partes:
·        * Acuracidade dos números atuais – Analista de planejamento financeiro pleno e estagiária
·        * Planejamento estratégico Year to GO – Coordenador de Planejamento Financeiro.




        
Principal Produto
            A informação sobre o principal produto Pfizer apresentada neste blog corresponde àquela aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil e pode, portanto, apresentar pequenas diferenças em relação aos outros países.

·       *  Identificação do Produto
Nome: Viagra®
Nome genérico: citrato de sildenafila
Forma farmacêutica e apresentações: Viagra® 25 mg é apresentado sob a forma de comprimidos revestidos de cor azul, em embalagem contendo 4 comprimidos revestidos. Viagra® 50 mg é apresentado sob a forma de comprimidos revestidos de cor azul, em embalagens contendo 1, 2, 4 ou 8 comprimidos revestidos. Viagra® 100 mg é apresentado sob a forma de comprimidos revestidos de cor azul, em embalagem contendo 4 comprimidos revestidos.
Uso: adulto e oral
Composição: Cada comprimido revestido de Viagra® 25 mg, 50 mg ou 100 mg contém citrato de sildenafila equivalente a 25 mg, 50 mg ou 100 mg de sildenafila base, respectivamente. Excipientes: celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico (anidro), croscarmelose sódica, estearato de magnésio, Opadry® Azul (hipromelose, lactose, triacetina, índigo carmim alumínio laca e dióxido de titânio) e Opadry® Transparente (hipromelose e triacetina).

·        * Informações ao Paciente
            Viagra® está indicado para o tratamento da disfunção erétil, que se entende como sendo a incapacidade de atingir ou manter uma ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório. Para que Viagra® seja eficaz, é necessário estímulo sexual. Viagra® deve ser conservado a temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade. O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde. Viagra® não é indicado para o uso em mulheres e crianças (< 18 anos). Viagra® deve ser ingerido inteiro, no máximo uma vez ao dia, conforme recomendação médica. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre o horário, a dose e a duração do tratamento. Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações indesejáveis. As reações adversas mais comuns incluem: dor de cabeça, rubor (vermelhidão), tontura, dispepsia (má digestão), congestão nasal, palpitação e visão anormal (leves e transitórios; predominantemente visão com traços coloridos, mas também sensibilidade aumentada à luz ou visão turva).
            Foram relatados eventos cardiovasculares graves pós-comercialização. Não é possível determinar se esses eventos estão relacionados diretamente ao uso de Viagra®, à atividade sexual, a pacientes com doença cardiovascular de base, à combinação desses fatores ou outros fatores. Caso você note diminuição ou perda repentina da audição e/ou visão interrompa imediatamente o uso de Viagra® e consulte seu médico Viagra® está formalmente contraindicado a pacientes em tratamento com medicamentos para angina de peito que contenham nitratos. Viagra® também é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao fármaco ou a qualquer componente da fórmula. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

·      *  Outras informações
MS: 1.0216.0065
Farmacêutico Responsável: José Cláudio Bumerad – CRF-SP nº 43746
Venda sob prescrição médica.
Número do lote e data de fabricação: vide embalagem externa.
Registrado e Fabricado por:
Laboratórios Pfizer LTDA.
Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1555
CEP: 07112-070 – Guarulhos /SP
CNPJ: 46.070.868/0001-69
Indústria Brasileira.
Fale Pfizer 0800-7701575

             História 


            A Pfizer é a empresa farmacêutica mais completa e diversificada do mundo com opções terapêuticas para todas as etapas da vida. Inovação, pesquisa, desenvolvimento e comprometimento com a saúde fazem parte do DNA da Pfizer desde o início de sua atuação. A história da companhia começou em 1849, em Nova York, quando os primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart iniciaram a produção de insumos para o preparo de medicamentos. A projeção mundial veio quando a dupla viabilizou a produção da penicilina em larga escala. A partir de então, a Pfizer se tornou uma das empresas mais importantes do setor farmacêutico. A companhia chegou ao Brasil em 1952 como importadora de medicamentos e dez anos depois inaugurou sua unidade fabril em Guarulhos, no Estado de São Paulo.
            Hoje, a Pfizer é a mais completa e diversificada do setor farmacêutico, oferecendo opções terapêuticas para uma variedade de doenças, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecção hospitalar e Alzheimer. Globalmente, a companhia está dividida em duas grandes áreas: negócios Biofarmacêuticos e negócios Diversificados.
            A área biofarmacêutica é composta por medicamentos de prescrição para Saúde Humana, enquanto os Negócios Diversificados englobam as divisões de Consumo, Saúde Animal, Nutrição e Capsugel.
            O Brasil está inserido na unidade de negócios Mercados Emergentes, uma das unidades que compõem a área de negócios Biofarmacêuticos. Entre os mercados considerados emergentes, o Brasil está entre os países prioritários para a Pfizer, por seu tamanho e potencial de crescimento. Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado no ranking dos países emergentes, atrás apenas da China, com estimativa de crescimento de 10% ao ano nos próximos quatro anos, de acordo com o Instituto IMS Prognosis. No Brasil, a Pfizer está dividida em quatro áreas: Farmacêutica, Produtos de Consumo, Saúde Animal e Capsugel. Em Saúde Humana, as áreas de atuação são Cardiologia, Sistema Nervoso Central, Imunização, Saúde do Homem e da Mulher, Dor e Inflamação, Infectologia, Oftalmologia, Oncologia e Hospitalar.
            Já em Saúde Animal a empresa oferece medicamentos veterinários para bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, cães e gatos, além de produtos agrícolas. A companhia é líder em diversos segmentos terapêuticos e exporta seus produtos para 60 países de todos os continentes. Seu faturamento no Brasil em 2009, somando-se as áreas de Saúde Humana e Animal (segundo dados do Grupemef e institutos IMS Health e Sindan), foi de R$ 3,3 bilhões. Mundialmente, a empresa faturou US$ 50 bilhões em 2009. Ao todo, a Pfizer tem cerca de 3.000 funcionários no país, distribuídos na matriz em São Paulo, nas unidades fabris de Guarulhos, Campinas e Itapevi, além de escritórios no Rio de Janeiro, Chapecó, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Campo Grande e Goiânia. Juntas, as unidades fabris brasileiras da empresa registram capacidade de produção de até 1 bilhão de comprimidos por ano. Pesquisa e desenvolvimento têm importância destacada para a Pfizer.
            Entre as especialidades médicas prioritárias estão Neurociências, Oncologia, Doenças Metabólicas e Inflamação/Imunologia. A companhia tem dois grandes grupos de trabalho em pesquisa e desenvolvimento, sendo um deles focado na descoberta das chamadas “grandes moléculas” (Pesquisa e Desenvolvimento Bioterapêutico), nas quais estão inseridos os medicamentos biológicos, como as vacinas, e outro com foco nas “pequenas moléculas” (Pesquisa e Desenvolvimento Farmacoterapêutico) ou medicamentos não biológicos. Em 2009, a empresa investiu US$ 7,7 bilhões na descoberta de novos medicamentos, valor este que corresponde a aproximadamente 15% do faturamento global da companhia. Para 2010, a previsão de investimento nesta área é de US$ 9,6 bilhões.
            Outro compromisso mundial da Pfizer é o apoio à comunidade, com atividades de responsabilidade social. No Brasil, a empresa investe em projetos sociais e programas de incentivo ao voluntariado, voltados à educação em saúde e reinserção na comunidade. Os projetos sociais apoiados pela Pfizer Brasil atualmente são: Brasil Respirando Melhor, Cabra Escola, Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo, Cores da Vida, Jovem Empreendedor (Ação Forte), Jovem Produtor, Saúde e Cultura Pankararu, Projeto Tear e Vale Sonhar. Além disso, a companhia tem dois programas de voluntariado – ContAção de Histórias e Grupo Saúde Total – e um programa de conscientização ambiental em Guarulhos, o Programa Pfizer de Educação Ambiental. Ao todo, aproximadamente 100 mil pessoas já foram beneficiadas com as diversas atividades de responsabilidade social da empresa.
            A Pfizer oferece 130 medicamentos de prescrição e isentos de prescrição para Saúde Humana. Os principais são: Lípitor (para o tratamento de colesterol elevado), Prevenar (vacina contra pneumonia), Viagra (para disfunção erétil), Enbrel (para artrite reumatóide e psoríase), Lyrica (indicado para dor neuropática e fibromialgia), Pristiq (antidepressivo), Celebra (anti-inflamatório), Sutent (medicamento para câncer renal), Eranz (para tratamento de Alzheimer), Frontal e Efexor (para transtornos de ansiedade), Zyvox e Tygacil (indicados para infecção hospitalar), Centrum (suplemento vitamínico), Advil (analgésico), Rapamune (imunossupressor para evitar rejeição de órgãos em pacientes com transplante renal), Champix (para controle do tabagismo), Xalatan e Xalacom (glaucoma), entre outros.